Os sinais de desgaste que indicam que você ignorou o rodízio de pneus

Não fazer rodízio de pneus resulta em problemas de desgaste, como borracha traseira mais descamada e diferenças entre os padrões das bandas. É comum também sentir uma vibração anormal no volante ou no próprio veículo, o que merece uma atenção urgente para controlar e corrigir o problema.
Um fator que pode assustar diversos motoristas é também o TWI chegar ao nível de desgaste em muito pouco tempo. Isso significa que os pneus precisam ser alterados por modelos novos o mais rápido possível, mesmo que o motorista tenha feito a modificação há menos de 2 semanas.
Quais sinais indicam que o rodízio de pneus foi ignorado?
Pneus frontais mais desgastados, irregularidades nas borrachas e indicador da banda de rodagem também podem notificar a necessidade de trocar as rodas. Dirigir um carro em que os rodízios não foram feitos diminui e muito a segurança tanto do motorista quanto dos passageiros e veículos próximos.
Quais as consequências de ignorar o rodízio?
Risco de frenagem, problemas com a performance do carro e sensação desconfortável ao dirigir devido ao aumento de impactos. Ainda, a troca dos pneus pode ser mais constante, causando um gasto indesejado para poder utilizar o carro diariamente. Veja mais consequências:
- Os pneus da frente podem ter um desgaste mais rápido e irregular;
- Performance completamente prejudicada;
- Perda de estabilidade ao volante;
- Dificuldades de fazer curvas, sejam elas mais suaves ou acentuadas;
- Necessidade de comprar pneus novos a cada mês;
- Consumo exagerado de combustível, visto que o motor faz mais força para funcionar;
- Estrago na parte de suspensão e freios;
- Condução desconfortável e mais estressante.
É extremamente perigoso e desvantajoso dirigir com um carro que não possui a periodicidade de rodízios respeitada. As chances do veículo apresentar falhas ou perder o controle são muito maiores, o que eleva as chances de acidentes acontecerem em ruas ou estradas.
Rodízio de pneus aumenta a durabilidade?
Os pneus terão um desgaste uniforme e podem levar muito mais tempo para a troca ocorrer, contribuindo para a diminuição de gastos tanto com as alterações das rodas quanto pela redução das paradas em postos de gasolina. Existem outros pontos positivos de se fazer os rodízios, como:
- As rodas ficam mais aderentes ao solo e isto ajuda a deixar o carro mais estável;
- Evita a necessidade de gastar com pneus constantemente;
- Gera mais segurança para realizar curvas e andar nas pistas úmidas;
- A performance do carro melhora e fica mais agradável de dirigir;
- As demais peças são preservadas e conseguem funcionar da maneira correta.
Carros que passam por melhorias regulares, dificilmente apresentarão problemas de funcionamento. Por isso, respeitar as idas ao mecânico pode contribuir com a diminuição de despesas, reduzir estresse e te proporcionar mais praticidade no dia a dia.
Com que frequência fazer rodízio de pneus?
Ao completar 5.000 km e, no máximo, 10.000 km, o que pode variar de um período de 5 a 9 meses. É também fundamental verificar o manual que acompanha o veículo, pois as orientações da periodicidade do rodízio estarão disponíveis para o motorista saber e garantir que isto seja realizado sempre.
Fazer rodízio de pneus é crucial para manter o desgaste igual em todas as rodas, o que auxilia a elevar o tempo de durabilidade do carro. Dessa forma, você não precisará se preocupar constantemente com problemas relacionados à baixa aderência ou frenagem, que são comuns quando este procedimento não é feito.
Passe em uma das unidades da Della Via mais próximas de sua região, converse com os especialistas e solicite que o rodízio seja feito. Se desejar tirar dúvidas sobre outros pontos, como cambagem, freios ou balanceamento das rodas, a equipe ficará feliz em te atender e fornecer as explicações de que precisa!
Della Via
Há muitos anos no mercado, a Della Via é a escolha ideal para fazer rodízio de pneus, pois os profissionais são altamente habilidosos e estão preparados para te auxiliar no que precisar. E, com total praticidade, você também pode solicitar outros serviços importantes, como ajuste de caster, alteração de palhetas ou conserto das rodas.
Espero que o conteúdo sobre Os sinais de desgaste que indicam que você ignorou o rodízio de pneus tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano

Conteúdo exclusivo